Seguidores

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Máscara mortuária


Máscara mortuária

O que é? Para que serve? Como se faz?

A máscara mortuária foi muito utilizada pelos egípcios no processo de mumificação e por outras civilizações, com o intuito de se guardar a imagem da pessoa morta, para futuras reproduções, em retratos e esculturas ou até mesmo com a intenção se se guardar uma lembrança da pessoa.
No teatro, a máscara mortuária é utilizada como molde para construção de qualquer tipo de máscara personalizada, proporcionando um encaixe perfeito no rosto do ator. Já que esta foi moldada em cima da mascara mortuária que possui o formato exato de seu rosto e todas as características deste.
Muitas pessoas fazem a máscara mortuária apenas com gesso, porém essa técnica não capta detalhes tão precisos como a máscara feita com Alginato.

Para fazer a máscara é necessário
3 pessoas envolvidas no processo. Uma para modelo, e duas para preparação e aplicaçao da máscara.
* proteger o cabelo com plástico filme e o rosto com uma cada de creme hidratante
* misturar o alginato com água, mexendo rapidamente, para que este não endureça
* despejar sobre  o rosto da pessoa a qual o rosto será moldado, com cuidado para deixar as narinas descobertas.
* é importante que a pessoa esteja deitada em uma superfície coberta com tecido ou plástico , apoiada em um travesseiro também coberto.
* assim que o alginato aplicado no rosto mudar de cor é hora de aplicar a atadura gessada
* corte , antes de começar todo o processo, ataduras gessadas, de vários tamanhos. Depois da mudança de cor do alginato, molhe, uma a uma as ataduras e coloque sobre o rosto do modelo, passando a mão sobre elas para que o gesso contido nela se espalhe de maneira uniforme. Coloque 4 camadas de ataduras em todo o rosto, alternando entre horizontal e vertical, reforçando o nariz e todo o contorno do rosto.
* deixe secar por aproximadamente 30 minutos. O modelo deve ficar totalmente imóvel.
* o Gesso esquentará e depois resfriará. assim que estiver frio é hora de retirar.
* para retirar é necessário que as duas pessoas apoiem o modelo para que este sente. Alguém deve apoiar a máscara com a mão e pedir ao modelo que assopre. Retirando a mascara lentamente.
* nesse momento será possível ver o lado negativo da máscara , ou seja por dentro.
* os buracos das narinas devem, neste momento ser fechados com ataduras para que o gesso que vai ser colocado por dentro não vaze.
* em um balde deve-se misturar gesso em pó água, molhar a mão e passar por dentro da máscara e aguardar cerca de 5 minutos, segurando-a nas mãos.
* uma caixa de papelão com bastante areia deve estar pronta para que a máscara seja colocada de maneira que a areia segure a máscara com o lado negativo para cima e não permita que ela abra ou expanda, mudando o formato do rosto.
* apos se certificar de que a máscara está bem apoiada, é hora de despejar o gesso preparado dentro da máscara, batendo na mesa onde ela está, para que bolhas não se formem no gesso. Deixe descansar por aproximadamente 1 hora.
*quando o gesso estiver duro é hora de cortar a atadura gessada e o alginato e remover o interior.
Para acabamento lixe e utilize facas e espátulas para remover as imperfeições e pronto!

É importante impermeabilizar a máscara com cera em pasta incolor.

Agora é só pensar em que máscaras criar a partir desse rosto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário