Seguidores

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Personagens da Commédia Dell'Arte



A Commédia Dell’Arte retratava situações do cotidiano e conflitos característicos das relações humanas daquela época, de maneira grotesca, exagerada e, é claro, com muita comicidade.
Para retratar tais aspectos, as histórias apresentadas continham sempre personagens com as mesmas características físicas e psicológicas que eram possíveis de serem reconhecidas, através do figurino, da movimentação característica e das máscaras.
O uso de máscaras, como discutimos na semana anterior, é característica marcante na Commédia Dell’Arte. Essas eram zoomórficas e baseavam em animais domésticos.
As personagens dividiam-se em dois grupos, os mais abastados e os menos. Os mais abastados eram os nobres, as damas e os cavaleiros e esses não usavam máscaras. Os que faziam uso dessas, eram aqueles que tinham situação econômica menos favorecida, entre esses estão, Pulcinela, Doutore, Arlequino, Pantalone e Enamorados.
Pantalone, entre suas funções mais comuns estavam a de pai, padrinho e empregador, sendo sempre um velhote avarento e ingênuo. Seu figurino era escuro, preto, vermelho e cinza, composto de calça justa, gorro de lã, chinelo, short, meias e capa longa. Usava tapa sexo que marcava, sob a calça justa, o pênis. Sua máscara é preta ou marrom escuro, possuí nariz longo e adunco, com sobrancelhas espessas e às vezes um bigode e∕ou barba. Sua postura era ligeiramente inclinada para frente e seu andar assemelhava-se ao um galo, já que sua máscara se baseia em um peru ou galo.



   As funções, de Pulcinella, variam muito, como por exemplo, padeiro, professor e até mesmo poeta. Seu figurino era branco composto por calça e blusa de mangas longas, largas, com um cinto de couro e chapéu semelhante a uma bengala de pão. Sua postura era curvada, devido ás surras que tomava, e tinha muitas poses agachado. Sua figura foi baseada em um frango ou pintinho e sua máscara era marrom ou preta, com nariz longo e pontudo, com rugas e uma verruga na testa.







   A máscara de Doutore cobre, apenas, o nariz e a testa deixando à mostra a bochecha, normalmente, rosada. Possuía uma postura com peso voltado para os calcanhares, barriga para frente, movimenta a cabeça rapidamente para os lados, como uma coruja, independentemente da fala, caminhava rápido e esporadicamente. Foi baseado em uma coruja, um porco e∕ou um lagarto. Seu figurino era uma bata acadêmica preta com lenço ou rufo no pescoço e algumas vezes chapéu. Característica marcante dessa personagem é a pedância e a maneira como tentava convencer os demais de suas capacidades intelectuais, falando exageradamente e sem nenhum nexo em seus discursos






O figurino de Arlequino possuía losangos vermelhos, azuis e verdes unidos por faixas amarelas, além de um chapéu ou boina. Era desajeitado com postura continuamente baixa, como que agachado, por carregar muitas coisas, rápido fisicamente, porém lento mentalmente.  Possuía uma mistura de ingenuidade, ignorância, esperteza e graça. Sua máscara era preta, com olhos pequenos e arredondados e testa baixa com verruga. Geralmente ocupava o cargo de servo de Pantalone, Doutore ou Capitão. Sua máscara se baseava em um gato e um macaco.









 Os Enamorados também são personagens sempre presentes na Commédia Dell´Arte, eles se caracterizavam  pelo figurino composto de roupas da última moda, já que tratavam-se de jovens elegantes. Não usavam nenhuma máscara real, mas tinham maquiagem carregada. Mantinham os pés na posição de balé, e andavam como que saltitando, partindo de um desequilíbrio. Os movimentos de mãos e braços eram aéreos como plumas. Tudo isso com uma pitada de ridículo.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário